Catálogo de Cédulas brasileiras

Com o Catálogo de cédulas brasileiras 2940br, disponibilizado exclusivamente pelo Colecionistas, você pode consultar informações importantes sobre as cédulas brasileiras

Recursos
17/04/2022
354 visualizações
Catálogo de Cédulas brasileiras

Acabamos de lançar o Catálogo de cédulas brasileiras 2940br. O catálogo vêm com uma abordagem inédita, diferente de todos os catálogos disponíveis no mercado. De acesso irrestrito e gratuito, o Catálogo foi desenvolvido ao longo de dois anos, contando com pesquisa independente e programação do numismata e desenvolvedor Paulo Costa, ao qual detém os direitos do sistema de categorização hierárquica, a qual será descrita mais abaixo.

Para a implementação do catálogo no Colecionistas, foram desenvolvidos dois outros recursos: a Mancolista e a indexação. Aos que não estão habituados com os termos utilizados no colecionismo, uma mancolista é uma relação de itens que faltam em uma coleção. Já a indexação é o sistema no qual você, independente dos termos utilizados, classifica um item de acordo com um critério. Estes dois recursos serão abordados em artigos específicos.

Então, voltemos ao catálogo. O sistema hierárquico é um sistema criado pelo autor do catálogo no qual todas as cédulas devem estar associados a uma hierarquia. Esta hierarquia possui quatro níveis:

1 - Sistema

2 - Classe

3 - Grupo

4 - Emissão

As hierarquias são nomeadas sequencialmente de A a Z. Cada cédula possui ainda mais dois atributos que não se relacionam com a hierarquia: a codificação da chanclela e codificação do valor. A codificação da chancela é uma numeração alfanumérica composta por duas partes, no qual relaciona, para uma mesma hierarquia, agrupamento de cédulas com uma mesma combinação de chancelas, ou seja, como exemplo, a codificação D005 retorna as cédulas de uma determinada hierarquia que sejam atribuidas ao Ministro da Fazenda e ao Diretor da Caixa de Amortização, assinadas respectivamente por Oswaldo Aranha e Claudionor S. Lemos. Já a codificação do valor é um cálculo desenvolvido para identificar qualquer valor presente na notafilia brasileira em apenas 4 algarismos. A codificação de valores foi exaustivamente testada e, embora possua limitações, todos os valores relacionados coma notafilia brasileira se encaixam perfeitamente no sistema. O lado positivo desta codificação é que a mesma pode ser trabalhada tanto com cálculos aritiméticos, fórmulas para Excel, programação ou mesmo usando-se um passo-a-passo.

Mas vamos deixar o lado técnico um pouco de lado e focar no que o catálogo pode trazer ao público, seja este um usuário do Colecionistas, um pesquisador ou até mesmo um curioso.

Para o usuário do Colecionistas - principal beneficiário do catálogo -, é possível marcar quais cédulas o usuário pretende ter em sua coleção. Fazendo isso, o item é automaticamente integrado em sua mancolista onde ficará mais fácil localizar tanto dentro do colecionistas, quanto em lojas ou eventos (acessando a mancolista e localizando o que o usuário pretende localizar). Quando um outro usuário disponibiliza uma cédula de interesse, o catálogo identifica e exibe a possibilidade do usuário ter o item em sua coleção. Evidentemente, para que o sistema funcione corretamente, os itens disponibilizados para negociação deverão estar indexados.

Para pesquisadores e público em geral, é possível localizar informações que não constam usualmente na maioria dos catálogos, como tipo de impressão e legislação relacionada, além de muitas outras informações.

 A navegação no catálogo pode ser feita pelo menu lateral, onde está relacionada toda a hierarquia, ou por meio dos próprios itens. Ao acessar um item, o catálogo mostra (se existente) as variações do item exibido, assim como possíveis similaridades com outras cédulas - neste caso, o catálogo busca automaticamente cédulas onde determinadas informações possam indicar uma similaridade.

Link para o catálogo: https://colecionistas.com.br/2940br

Comentário

Nenhum comentário foi adicionado neste artigo

Adicionar novo comentário

Você deve estar logado para adicionar novo comentário
Conceitos sobre o Colecionistas
Categorias
Recursos
Recursos disponíveis no Colecionistas
Conceitos básicos
Conceitos básicos quanto ao uso do Colecionistas
Comentado recentemente